top of page

Anjos da Rua

Márcio Câmara

Prefácio

Anjos da Rua é uma das iniciativas mais interessantes que me foram apresentadas nestes anos frente à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Fiquei emocionalmente tocado quando Márcio Câmara me abordou para mostrar sua obra e me contar sobre o trabalho singelo que desenvolve junto com as pessoas em situação de rua, especialmente aquelas com alguma deficiência.


Com seu livro, o autor contribui com a questão social de forma inovadora, inusitada e criativa, elevando a autoestima de seus personagens pelo relato de suas histórias. 

Ao fornecer um lote de livros a cada entrevistado, empodera-os com a renda das vendas desses exemplares, abrindo novas perspectivas a essas pessoas. Além disso, retrata um novo olhar, que, potencialmente, resgata e rehumaniza esses párias sociais, abrindo olhos e mentes por intermédio de histórias marcantes e lições de vida, protagonizadas por pessoas marginalizadas, invisíveis e vulneráveis. 


São histórias de quem perdeu tudo, a força, a saúde, a coragem, a alegria de viver. Histórias de quem não sabe mais o que perdeu ou onde se perdeu no meio do caminho.

 

O autor, Márcio Câmara, teve a sensibilidade e empatia de buscar e retratrar personagens cujas vidas nunca são contadas. Ele vai ainda mais fundo ao eleger pessoas com deficiência em situação de rua, provavelmente o segmento em maior estado de vulnerabilidade social.


A rua é cruel e essas pessoas estão por aí, espalhadas por todos os cantos da cidade, amontoadas, abandonadas, amedrontadas. São muitas. Cada vez mais. Infelizmente, a crise econômica gerada pela pandemia tem multiplicado o número de pessoas desalojadas, desempregadas e desesperançosas. 

Há quem pense que estão lá por que querem. Há quem não pense nada, pois fingem não enxergá-los. Há quem os julgue preguiçosos, por não terem emprego e não poderem trabalhar, correr atrás. Não entendem o que é perder a dignidade e não conseguir enfrentar o caminho de volta, sem contar aqueles que nascem e crescem nas ruas e nunca viveram outra realidade. 
Ler o livro Anjos da Rua mudará a cabeça das almas mais insensíveis, vai estimulá-las a querer ajudar esses irmãos pegos na contramão da vida. Ensinará que antes de julgar é preciso conhecer e procurar entender os motivos pelos quais tanta gente, tristemente, encontra-se nessa condição.


Leia e humanize-se!

Cid Torquato
Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Dezembro de 2020

Clique na imagem
para ler
bottom of page